O Flamengo anunciou oficialmente nesta segunda-feira (18) que a Betano será a nova patrocinadora máster do clube. A casa de apostas assume a vaga deixada pela PixBet, no centro do Manto Sagrado, a partir de agora, com um acordo recorde na história do clube.
Maior patrocínio do Brasil, o acordo entre Flamengo e Betano prevê pagamento aproximado de R$ 250 milhões por ano, em um contrato válido pelas três próximas temporadas. Assim, excluindo variáveis, deve render ao menos R$ 750 milhões aos cofres rubro-negros.
Betano venceu concorrência forte pelo Flamengo
A chegada da Betano ao Flamengo ocorre após a empresa vencer uma concorrência acirrada pela camisa rubro-negra. A saída da PixBet abriu espaço, que foi disputado por outras marcas, incluindo Esportes da Sorte, SuperBet, 7K Bet, Sportingbet, Bet Nacional e Betano, sendo esta última a vencedora.
O Flamengo havia informado na última sexta-feira que a nova patrocinadora já estava definida. O anúncio estava programado para esta segunda-feira e a Betano foi confirmada no final.
Essa concorrência foi realizada com proposta única, sem leilão. O Flamengo apresentou às empresas o valor mínimo esperado, que precisa atender diversas áreas do clube: futebol, esportes olímpicos, marketing da “Flamengo TV” e outros compromissos comerciais. A melhor proposta foi escolhida.
Por que o Flamengo rescindiu com a PixBet?
Além da oportunidade de assinar o maior contrato de patrocínio do Brasil com novas interessadas, o rompimento entre Flamengo e PixBet também foi motivado por alguns atrasos da antiga parceira.
Esses atrasos, referentes a parcelas pagas ao Flamengo, geraram preocupação no clube. No entanto, não foi esse o único motivo, já que alguns problemas da PixBet com o governo brasileiro também influenciaram a decisão.
A casa de apostas já foi suspensa em duas ocasiões pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda, e ainda opera sob amparo de decisões judiciais. A “Folha de S. Paulo” informou que técnicos da Fazenda indicaram que essa instabilidade jurídica prejudicou a imagem do Flamengo perante o governo e afetou os pagamentos da patrocinadora ao clube.
O vínculo com a parceira anterior previa o pagamento de R$ 470 milhões ao longo de quatro anos, com valores começando em R$ 105 milhões em 2024 e crescendo até 2027.
Top-5 de maiores patrocínios do futebol brasileiro
- Flamengo (Betano): R$ 250 milhões
- Corinthians (Esportes da Sorte): R$ 103 milhões
- Palmeiras (Sportingbet): R$ 100 milhões
- São Paulo (SuperBet): R$ 78 milhões
- Vasco (Betfair): R$ 70 milhões