Arrascaeta Consolida Temporada Artilheira
Com o gol marcado diante do Corinthians no último domingo, dia 28, o jogador Arrascaeta consolidou sua melhor temporada em termos de artilharia em sua carreira. Até o momento, ele alcançou a impressionante marca de 19 gols pelo Flamengo, superando sua maior pontuação anterior, que foi obtida em 2019. O ex-atacante Grafite, que é um dos mais reconhecidos artilheiros do futebol brasileiro no início do século, analisou os fatores que estão contribuindo para que o camisa 10 do Mengão esteja desfrutando de um momento tão notável.
Análise de Grafite
Grafite aponta que um dos principais motivos para o desempenho elevado de Arrascaeta é a "falta" de um centroavante fixo na equipe do Flamengo. Ele menciona que, em temporadas passadas, o time contava com jogadores como Gabigol e Pedro em momentos diferentes. Com a ausência de Gabriel e a alternância de Pedro entre titularidade e reserva, Arrascaeta assumiu novas "responsabilidades" dentro do campo.
"O fato de não ter o Pedro jogando com frequência, de não ter mais aquele camisa 9, fazedor de gols, que entrega 20, 25, 30 gols na temporada, faz com que o Arrascaeta tenha essa responsabilidade de finalizar mais. Ele pisa mais dentro da área, finaliza dentro da área", analisou Grafite.
Oportunidades para Arrascaeta
Com a "necessidade" de se destacar no ataque, mais oportunidades começaram a surgir para Arrascaeta. Dessa forma, ele se estabeleceu como o principal finalizador do Flamengo. No início da temporada, Juninho foi contratado com a expectativa de ser esse jogador de referência, mas não atendeu às expectativas da equipe.
"Nos anos anteriores o Flamengo tinha um homem gol, né? Ele tinha o Gabigol, ele tinha o Pedro em alguns anos, então o Arrascaeta não tinha tanta necessidade de se mostrar ao ataque. Talvez ele não teria tantas oportunidades como ele está tendo. Acho que por isso deve ser o ano mais artilheiro dele", afirmou Grafite.
Nova Função Tática de Arrascaeta
Embora Arrascaeta continue a ser o meia centralizado do time, ocupando a posição de número 10, taticamente ele tem se comportado como um "falso nove". Ao se posicionar mais próximo da área, ele tem se beneficiado de suas qualidades, que são ressaltadas por Grafite.
"Hoje ele joga um pouco mais avançado, mais próximo da área também, isso beneficia ele, até por conta da condição física dele, da condição atlética. Não é um jogador muito do contato, não é um jogador de muita força física, é um jogador de toque de bola, de passe, de classe", exalta Grafite.
Desempenho no Campeonato Brasileiro
Atualmente, Arrascaeta é o artilheiro do Flamengo no Campeonato Brasileiro e também é considerado o melhor jogador da competição até o momento. O camisa 10 já balançou as redes 14 vezes e, além disso, contribuiu com 10 assistências, liderando essa estatística de forma destacada. Segundo o site ‘Sofascore’, sua nota média no campeonato é de 7.84, o que evidencia sua performance excepcional até aqui.
+Acesse a Loja Oficial Flamengo da Adidas e aproveite os descontos!
Considerações Finais
As informações apresentadas mostram como a ausência de um atacante fixo tem impactado o jogo do Flamengo e a performance individual de Arrascaeta. O uruguaio se adaptou a novas funções em campo, assumindo mais responsabilidades e se destacando como o principal goleador da equipe. O reconhecimento de sua habilidade e a adaptação tática têm sido fundamentais para seu sucesso nesta temporada.