Camisa 3 do Flamengo Recebe Elogios Internacionais
Lançada em julho, a camisa 3 do Flamengo tem sido amplamente elogiada em todo o Brasil. Recentemente, o jornal "The Athletic", vinculado ao "The New York Times", destacou positivamente o Manto Sagrado, atribuindo a ele uma nota superior à de grandes clubes europeus, como Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique.
Avaliação da Camisa
Conforme mencionado por Nick Miller, colunista do portal, o terceiro uniforme do Flamengo se destaca por sua capacidade de se diferenciar de outras camisas que utilizam a cor dourada. Segundo ele, em muitos casos, o uso do dourado pode ser considerado "brega e espalhafatoso". No entanto, para Miller, a cor realmente valoriza a camisa, que é, em sua essência, bastante simples. O Manto Sagrado recebeu a nota 8, superando diversas equipes da Europa.
Miller observa que "é bastante difícil usar dourado em um uniforme: muitas vezes parece espalhafatoso e brega, e é aconselhável usá-lo com moderação. Mas essa terceira camisa do Flamengo quase consegue se safar, e se há dourado demais aqui, é por causa do número excessivo de patrocinadores disputando espaço na camisa, e não por causa do design. Na verdade, o dourado acaba valorizando o restante da camisa, que é bastante simples, com detalhes em vermelho e preto – o que é um bom toque, já que é sempre legal quando um time faz referência às cores do uniforme principal em uma camisa alternativa".
Comparação com Outros Clubes
Sete equipes tiveram suas camisas avaliadas com notas superiores à do Flamengo: Inter Miami, Genoa, San Jose Earthquakes, Roma e Middlesbrough, todos com nota 9; além de Newport County e Union Saint Gilloise, que receberam a nota máxima de 10. O Manto Sagrado do Flamengo ficou à frente de times renomados como Real Madrid (5), Barcelona (6), Bayern de Munique e Milan (7). A repercussão positiva do uniforme é um fator crucial na internacionalização da marca rubro-negra, que tem se expandido a cada ano.
Desempenho da Camisa na Copa do Mundo de Clubes
No início da Copa do Mundo de Clubes, Nick Miller também elaborou um ranking das camisas das equipes que participaram do torneio da FIFA. O Manto 1, rubro-negro, não obteve uma avaliação tão favorável e ficou na 22ª posição entre 32 uniformes.
Miller comentou: "Essa é complicada. É muito básica. E não há necessariamente nada de errado com isso. Mas é muito básica. O que pode ser uma virtude. Não consigo decidir se isso é básico demais, ou apenas algo agradável, limpo, simples, descomplicado… espera, isso tudo são só sinônimos de básico, não é?".
Comparação com Rivais
Na lista de Miller, dois rivais do Flamengo no torneio apareceram em posições extremas: o Espérance-TUN foi escolhido como o clube com a camisa mais bonita, enquanto o Chelsea foi apontado como o time com a camisa mais feia da competição.
Próximos Desafios do Flamengo
Vestindo seu uniforme rubro-negro, o Flamengo enfrenta o Vitória nesta segunda-feira (25), às 21h (horário de Brasília), em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após conquistar a classificação na Libertadores, a equipe busca manter a liderança na tabela contra o 17º colocado.