Arbitragem do Confronto Flamengo x Estudiantes
A arbitragem do jogo entre Flamengo e Estudiantes será liderada por Andrés Rojas, um árbitro colombiano de 41 anos. A Conmebol designou Rojas para este confronto, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 18 de setembro, no Estádio do Maracanã, e que corresponde à partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O anúncio oficial sobre a escolha do árbitro principal foi realizado na última sexta-feira, dia 12 de setembro.
Histórico de Arbitragem de Andrés Rojas
Andrés Rojas será o árbitro principal no segundo jogo tanto do Flamengo quanto do Estudiantes nesta temporada. Ele já havia apitado anteriormente a vitória do Flamengo sobre a LDU, que ocorreu no Maracanã durante a fase de grupos da competição. Da mesma forma, Rojas também esteve no apito na partida em que os argentinos venceram a Universidad de Chile.
No total, Rojas foi designado como árbitro principal em quatro jogos do Flamengo ao longo de sua carreira. Entre essas partidas, estão a goleada do Flamengo sobre o Aucas em 2024 e o empate contra o Unión La Calera, que ocorreu em 2021, ambas competições da Libertadores. O histórico de Rojas também inclui uma vitória expressiva do Flamengo por 5 a 0 contra o Palestino, em 2017, na Copa Sul-Americana. Assim, o retrospecto do Flamengo em jogos apitados por Rojas é considerado favorável.
Estatísticas do Árbitro
Andrés Rojas tem um histórico de 18 cartões aplicados em partidas do Flamengo, resultando em uma média de 4,5 cartões amarelos por jogo. Essa média reflete o estilo de arbitragem do colombiano, que tem demonstrado consistência na aplicação de cartões durante os jogos que apita.
Composição da Equipe de Arbitragem
A equipe de arbitragem designada para o confronto entre Flamengo e Estudiantes é composta por outros profissionais além de Andrés Rojas. Alexander Guzmán e John León foram escalados como assistentes do árbitro principal. O quarto árbitro designado para o jogo é John Ospina. No que diz respeito ao VAR, a responsabilidade fica a cargo de Nicolás Gallo, enquanto o assistente de VAR é David Rodríguez.
Toda a equipe de arbitragem é colombiana, exceto pelo assessor de arbitragem, que é o peruano César Escano, e pelo Quality Manager, que é o uruguaio Carlos Pastorino.
Caminho até as Quartas de Final da Libertadores
O Flamengo conseguiu avançar até as quartas de final da Copa Libertadores após obter duas vitórias sobre o Internacional. Por sua vez, o Estudiantes eliminou o Cerro Porteño na fase anterior do torneio. A partida entre Flamengo e Estudiantes está marcada para a próxima quinta-feira, dia 18 de setembro, às 21h30, no Estádio do Maracanã.
Como resultado da segunda colocação no grupo da fase anterior, o Flamengo começará as quartas de final jogando em casa. O objetivo da equipe é garantir uma vantagem no jogo de ida, semelhante ao que foi feito na fase anterior contra o Internacional, para que a equipe possa disputar o jogo de volta com um placar favorável. O segundo confronto entre as duas equipes está agendado para o dia 25 de setembro, em La Plata.