Conflito entre Flamengo e Liga Brasileira de Futebol
A noite desta sexta-feira, dia 3 de novembro, marcou um novo episódio na disputa entre o Flamengo e a Liga Brasileira de Futebol (Libra). Em uma nota oficial divulgada, a Liga acusou o clube carioca de disseminar "informações selecionadas e distorcidas" à imprensa, adotando uma postura que, segundo a entidade, contradiz o desejo de diálogo que o Flamengo havia manifestado publicamente.
Resposta da Libra
O comunicado da Libra rebateu, ponto a ponto, as justificativas apresentadas pelo Flamengo para a ação judicial que resultou no bloqueio de repasses financeiros a outros membros da liga. De acordo com a Liga, foi o Flamengo quem "interrompeu o diálogo" ao buscar uma medida liminar com o intuito de pressionar economicamente os outros clubes.
Metodologia de Distribuição de Receitas
Um dos principais pontos de discórdia entre as partes é a metodologia utilizada para a distribuição de receitas com base na audiência. A Libra afirmou que é "falso" que o estatuto seja omisso em relação ao tema, destacando que a regra vigente foi aprovada em Assembleia Geral por unanimidade, incluindo o voto favorável do próprio Flamengo, sem ressalvas.
O comunicado também menciona que o Flamengo, insatisfeito com o critério de audiência, propôs uma alteração que buscava mudar a métrica para ser baseada no "número de cadastro de torcedores". Essa proposta, segundo a Liga, foi submetida a votação e rejeitada por todos os outros oito clubes da Série A que fazem parte da liga, resultando em um placar de 8 a 1 contra a ideia. Para a Libra, a busca do Flamengo pela via judicial após a derrota na votação caracteriza uma tentativa de "virada de mesa".
Contrato e Prejuízos
A Liga Brasileira de Futebol classificou como "falsa" a alegação de que o Flamengo precisaria de uma liminar para evitar prejuízos. A entidade argumentou que o contrato de cinco anos, que supera a quantia de R$ 6 bilhões, oferece tempo e montante suficientes para qualquer eventual ajuste futuro, caso fosse decidido de forma coletiva.
Questionamentos sobre as Intenções do Flamengo
Em um tom cada vez mais crítico, o comunicado da Libra questiona as reais intenções do Flamengo: "Por que o Flamengo preferiu esse caminho ao invés de manter a discussão internamente? O Flamengo demonstra que há outros objetivos em seus movimentos". A Liga finalizou a nota afirmando que "questionar os fatos e distorcê-los para conseguir apoio midiático com base na desinformação é querer viver uma realidade paralela, de imposição econômica". Segundo a Libra, a postura do Flamengo representa uma "visão antiquada e solitária" que vai em desacordo com a coletividade necessária para fortalecer o futebol brasileiro.
Mensagem Final da Libra
A nota termina com uma mensagem direta, afirmando que a torcida do Flamengo "merece o futebol brasileiro que o Flamengo se nega a construir" e que o esporte no país não pertence a uma única entidade, mas sim aos "212 milhões de donos".
Até o momento da publicação desta matéria, o Flamengo não havia se manifestado publicamente sobre o comunicado da Liga Brasileira de Futebol.
+Acesse a Loja Oficial Flamengo da Adidas e aproveite os descontos!