Mohamed Chibi: a arma do Pyramids para o Flamengo ficar de olho
O atacante Mostafa Mohamed Zaki Abdelraouf, conhecido como Mostafa Zico, foi contratado pelo Pyramids nesta temporada. Seu nome não contém "Zico" oficialmente, sendo este um apelido que se originou em sua família. A origem do apelido é curiosa e será explicada a seguir.
A origem do "Zico" no Egito
Em uma entrevista concedida ao portal "FilGoal", do Egito, Abdelraouf, que é jogador do Haras El Hodood-EGI e irmão mais velho do atacante do Pyramids, revelou que o apelido de "Zico" é uma derivação do seu próprio apelido, "Zico Al-Kabir", que significa "Zico, o Grande".
O jogador, que atualmente veste a camisa 30 do Pyramids e é mais jovem, acabou recebendo a alcunha de "Zico, o Pequeno". Ele explicou: "Mostafa recebeu o apelido de Zico como continuação do meu, e foi o nosso tio quem nos deu esse apelido. Meu nome era muito longo, e quando participamos juntos dos testes das categorias de base do República de Shebin, ele recebeu a alcunha de ‘Zico Pequeno’, que acabou ficando".
Mostafa Zico, do Pyramids, revela admiração por ídolo do Flamengo
Em outra entrevista, desta vez ao "ge", o atacante do Pyramids expressou sua admiração pelo histórico camisa 10 do Flamengo, Zico. Ele afirmou que já assistiu a diversos vídeos do ídolo e que Zico é uma grande inspiração para sua carreira no futebol.
"Zico é meu modelo de jogador a seguir. Eu assisti aos vídeos dele, ele é o meu jogador favorito. Meu pai falava muito sobre ele, e eu assisti aos vídeos no YouTube", declarou Mostafa Zico.
Desempenho no Pyramids
Contratado em agosto de 2015, vindo do ZED FC-EGI, Mostafa Zico já contabiliza um total de seis gols e duas assistências em 16 jogos disputados pelo Pyramids. Seu desempenho tem sido um fator importante para a equipe e o coloca como uma peça relevante na estratégia do clube.
Brasileiro do Pyramids explica a admiração egípcia por Zico e pelo futebol brasileiro
Atualmente, o próximo adversário do Flamengo conta com apenas um brasileiro em seu elenco. O atacante Ewerton Silva, que foi formado nas categorias de base do Água Santa, foi contratado pelo Pyramids em julho de 2025, vindo do Baník Ostrava, da República Tcheca.
Em uma entrevista à "ESPN", Ewerton Silva comentou que os torcedores egípcios são profundamente apaixonados pelo futebol brasileiro e que o apelido de Mostafa Zico está ligado a essa admiração. Ele também revelou que os fãs do Pyramids idolatravam Keno, atacante do Fluminense, que marcou dez gols em 33 partidas pelo clube entre 2018 e 2019.
"Gostam do nosso futebol, da forma como jogamos. E principalmente por causa do que o Keno mostrou. Quando cheguei aqui, 90% dos assuntos eram sobre o Keno. Eles são apaixonados por ele até hoje. Os caras são apaixonados por brasileiros. É um clube muito bom para jogar. As pessoas são parecidas com brasileiros, sabem receber bem quem chega de fora", afirmou Ewerton, que até agora marcou dois gols em 17 jogos pelo Pyramids.
Encaminhamento do confronto
Homenagem ou não, o fato é que Mostafa Zico estará em campo e é considerado uma forte arma do Pyramids. Por sua vez, Zico, ídolo do Flamengo, certamente estará assistindo ao jogo e torcendo pelo sucesso de sua equipe.
+Acesse a Loja Oficial Flamengo da Adidas e aproveite os descontos!
Considerações finais
Com a história dos apelidos e a admiração por Zico, a relação entre o futebol brasileiro e o egípcio se torna evidente. A presença de jogadores como Mostafa Zico e Ewerton Silva no Pyramids mostra como a cultura do futebol é capaz de unir diferentes nações e como o legado de grandes jogadores pode inspirar novas gerações.

