Prévia do Confronto: Holanda x Polônia
Expectativas para o Jogo
A Holanda enfrenta a Polônia nesta quinta-feira, 4 de setembro, às 15h45 (horário de Brasília), em partida válida pela quinta rodada das Eliminatórias da Europa. O embate, que acontece no Feyenoord Stadium, em Roterdã, pode marcar um momento histórico para o atacante Memphis Depay. Atualmente, Depay está empatado com Van Persie, ambos com 50 gols pela seleção holandesa, e um gol a mais tornará Depay o maior artilheiro da história da equipe nacional.
Esta partida é crucial para as duas equipes, que estão no Grupo G. Embora seja apenas a quinta rodada da competição, a Holanda disputou até agora duas partidas, enquanto a Polônia já jogou três. A Finlândia lidera o grupo com 7 pontos em 4 jogos, seguida de perto pela Holanda e Polônia, que são vistas como favoritas para a conquista da vaga direta para a Copa do Mundo de 2026. O grupo é completado por Lituânia, com dois pontos, e Malta, com apenas um ponto. Estas duas equipes também se enfrentam nesta quinta-feira, enquanto a Finlândia folga.
Transmissão do Jogo
Os torcedores poderão acompanhar Holanda x Polônia com transmissão ao vivo pela ESPN e Disney+. Já a partida entre Lituânia e Malta, pelo mesmo grupo, será às 13h e transmitida pela ESPN3 e Disney+.
Preparação das Equipes
Holanda
O técnico Ronald Koeman terá um desfalque importante: o lateral Frimpong, que está lesionado. No entanto, o meio-campo contará com Gravenberch, que se recuperou totalmente de uma dúvida física, e Frenkie de Jong, ambos prontos para comandar o setor. A questão principal na coletiva de imprensa foi sobre quem começará no ataque: Depay, que tem desfalcado o Corinthians, ou Weghorst, que vem se destacando fisicamente e com bom desempenho no Ajax. Weghorst se declarou titular nos últimos dias, mas Koeman não confirmou sua escolha:
"É bom quando um jogador acredita que deve jogar. Isso também envolve concorrência interna. Temos diferentes tipos de atacantes, o que nos dá opções para variar. Mas eu decido. Wout (Weghorst). Ele é um dos jogadores que, antes dos jogos da seleção, vem conversar sobre seu papel e sobre suas chances de jogar. Ainda não fez isso desta vez, mas talvez ainda venha. Ele também tem suas opiniões, e quando não concorda com algo, balança a cabeça duas vezes e depois volta com tudo. Isso não é um problema."
Polônia
Na seleção polonesa, a grande estrela é Lewandowski, que tem enfrentado dificuldades físicas devido a uma lesão na coxa esquerda e tem jogado pouco pelo Barcelona. Apesar disso, ele estará em campo para liderar o ataque polonês, especialmente considerando que este é o jogo mais desafiador da Polônia nestas eliminatórias. A novidade na equipe é a estreia de Jan Urban como técnico da seleção. Urban reconhece as dificuldades, mas está otimista:
"Vamos ser realistas: é a Holanda que tem muito a perder. Em partidas assim, o aspecto mental e a pressão da responsabilidade não pesam tanto, porque você não é o favorito. Já contra a Finlândia, será totalmente diferente, pois os papéis se invertem. Claro que fiz apenas dois treinos e não deu para colocar muito do que eu quero em prática. Mas viemos aqui para complicar a vida dos nossos anfitriões", afirmou Urban.
Regulamento das Eliminatórias da Europa
As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 na Europa são compostas por 12 grupos, cada um com 4 ou 5 seleções. As equipes jogam em sistema de turno e returno, e os vencedores de cada grupo garantem vaga direta no Mundial. Para 2026, a UEFA dispõe de 16 vagas, o que requer uma repescagem envolvendo as seleções que terminarem em segundo lugar em seus grupos, além de quatro equipes com os melhores rankings na UEFA Nations League 2024/25.
Fase de Play-offs
As 16 equipes disputarão duas etapas eliminatórias em formato de mata-mata com jogos de ida e volta. Na primeira fase, oito confrontos serão realizados, e os times vencedores avançarão para a segunda fase, onde participarão de quatro confrontos decisivos. As quatro equipes que vencerem na segunda fase garantirão as vagas finais da Europa para a Copa do Mundo de 2026.
Formação das Equipes
Holanda:
- Goleiro: Verbruggen
- Defesa: Dumfries, Van Dijk, Van Hecke, Van de Ven
- Meio-campo: De Jong, Gravenberch, Reijnders, Simons
- Ataque: Depay, Gakpo
- Técnico: Ronald Koeman
Polônia:
- Goleiro: Skorupski
- Defesa: Bednarek, Kedziora, Kiwior
- Meio-campo: Cash, Zielinski, Szymanski, Slisz, Zalewski
- Ataque: Lewandowski, Piatek
- Técnico: Jan Urban
Arbitragem:
- Árbitro: Simone Sozza (ITA)
- Auxiliares: Daniele Bindoni e Giovanni Baccini (ITA)
- VAR: Aleandro Di Paolo (ITA)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.