Home » Organizações esportivas se juntam ao Flamengo, e Zico comandará protesto em Brasília contra a nova taxação.

Organizações esportivas se juntam ao Flamengo, e Zico comandará protesto em Brasília contra a nova taxação.

por Robson Caitano
Organizações esportivas se juntam ao Flamengo, e Zico comandará protesto em Brasília contra a nova taxação.

Flamengo Intensifica Ação Política em Brasília

O Flamengo decidiu aumentar sua presença nos bastidores políticos em Brasília, com o objetivo de defender o modelo de clube associativo. O Conselho Nacional de Comitês Esportivos (CNCE) anunciou, na última sexta-feira (20), uma convocação geral para um protesto contra as recentes alterações no regime tributário esportivo. Este movimento está em total sintonia com as ações do clube Rubro-Negro, que está trabalhando intensamente para reverter o veto do governo que prejudica as associações sem fins lucrativos.

Críticas à Reforma Tributária

O ponto de inflexão que gerou a insatisfação entre os clubes e associações foi o veto presidencial que alterou as alíquotas de impostos. Essa mudança impacta diretamente as associações, que até então eram isentas da maior parte dos tributos, fazendo com que elas agora tenham que arcar com alíquotas mais elevadas do que aquelas pagas pelas equipes que optaram pelo regime de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A diretoria do Flamengo argumenta que é fundamental garantir igualdade, defendendo que tanto as SAFs quanto os clubes associativos devem pagar impostos equivalentes.

Zico Representará o Flamengo no Protesto

Para fortalecer sua posição, o Flamengo escalou seu maior ídolo, Zico, como o representante oficial do clube na manifestação em Brasília. De acordo com informações apuradas pelo jornal "Estadão", a comitiva foi organizada com o propósito claro de pressionar o Congresso Nacional a revogar a decisão do executivo. O protesto está agendado para a próxima terça-feira (24), às 11h (horário de Brasília), e ocorrerá durante a Comissão do Esporte da Câmara (CESPO – Plenário 4).

Além de Zico, outras figuras proeminentes do esporte nacional também estarão presentes. As campeãs olímpicas dos Jogos de Paris 2024, Ana Patrícia Ramos e Duda Lisboa, que competem no vôlei de praia, são as prováveis representantes do Praia Clube, uma das instituições poliesportivas mais importantes do país.

A Força do CNCE

O Conselho Nacional de Comitês Esportivos (CNCE) é uma coalizão que reúne os principais pilares do esporte brasileiro, incluindo:

  • Comitê Olímpico do Brasil (COB)
  • Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)
  • Comitê Brasileiro de Clubes (CBC)
  • Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP)
  • Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE)
  • Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)

Em uma nota oficial divulgada em conjunto, essas entidades convocam atletas, treinadores, dirigentes e torcedores a se unirem de forma pacífica para defender a sobrevivência do esporte praticado por entidades sem fins lucrativos.

A Ameaça da Tributação Excessiva

A nota ressalta que a tributação excessiva imposta pela nova legislação pode levar ao fim de milhares de iniciativas que atendem crianças, adolescentes e atletas paralímpicos em todo o Brasil. A declaração completa enfatiza:

"O Conselho Nacional de Comitês Esportivos (CNCE), composto pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e seus respectivos subsistemas, conclama atletas, treinadores, dirigentes, profissionais do esporte, famílias e torcedores a se unirem, no dia 24 de fevereiro de 2026, às 11h, na Comissão do Esporte da Câmara – CESPO (Plenário 4), para defender, de forma pacífica e firme, a sobrevivência do esporte nacional executado pelas entidades esportivas sem fins lucrativos.

Em um momento em que buscamos aprovar novas receitas para construirmos uma Nação Esportiva, marcada no ano passado pela movimentação histórica do Congresso Nacional pela Lei de Incentivo ao Esporte, as mudanças no regime tributário (que já estão valendo) impõem carga incompatível com as organizações esportivas que não distribuem lucros e reinvestem integralmente seus recursos em atletas, infraestrutura e projetos sociais. Na prática, essa tributação excessiva encerra milhares de iniciativas que hoje atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e atletas em todas as regiões do Brasil. O esporte está em risco. Luto no Esporte!"

+Acesse a Loja Oficial Flamengo da Adidas e aproveite os descontos!

BetNacional

Você também pode gostar de:

Leave a Comment

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não aceitar se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade