Publicado em 20/11/2025, 15:00
por Silvana em Palpite Copa Sul-Americana
Final da Copa Sul-Americana 2025: Lanús vs Atlético-MG
A tão aguardada final da Copa Sul-Americana 2025 está prestes a acontecer e conta com um representante brasileiro entre os personagens principais do duelo. No próximo sábado, 22 de novembro, Lanús e Atlético-MG entrarão em campo para definir o campeão da Grande Conquista. A partida será realizada no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, capital do Paraguai, com início programado para as 17h (horário de Brasília). Para os torcedores que não estarão presentes no local do jogo, a transmissão do confronto estará disponível por quatro meios diferentes.
Transmissão da Partida
A única forma gratuita de acompanhar a final será pelo canal aberto SBT, disponível para todo o Brasil. Além disso, a partida também será transmitida pelo canal fechado ESPN e pelos serviços de streaming Paramount+ e Disney+. É esperado que o estádio esteja lotado, e, segundo informações de Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, há uma ligeira vantagem para o Atlético-MG na compra dos ingressos. No total, foram vendidos 30 mil bilhetes para pessoas de fora do Paraguai.
Campanha do Lanús
O time argentino chega à sua terceira final da Sul-Americana e busca seu segundo título, tendo vencido o torneio em 2013, em uma final contra outra equipe brasileira, a Ponte Preta. Por outro lado, o Atlético-MG disputará sua primeira final do torneio continental. Para chegar à final, o Lanús iniciou sua campanha na primeira colocação do Grupo G, conquistando 12 pontos de forma invicta. Nas oitavas de final, eliminou o Central Córdoba nos pênaltis e, nas quartas, venceu o Fluminense. Posteriormente, passou pela Universidad de Chile nas semifinais.
Após as semifinais, "El Granate" disputou três jogos pelo Campeonato Argentino: sofreu uma derrota, empatou uma vez e venceu o Atlético Tucumán na última rodada – um resultado importante para dar ânimo à equipe antes da decisão. O time argentino se destacou com uma defesa consistente na competição, sendo a equipe que mais somou jogos sem sofrer gols – sete no total. No entanto, a parte ofensiva não teve o mesmo brilho, com 15 gols em 12 partidas disputadas.
Campanha do Atlético-MG
Por outro lado, o Atlético-MG se classificou na segunda colocação do Grupo H. A equipe brasileira, portanto, precisou disputar os playoffs para chegar à fase mata-mata e, na ocasião, conquistou a vaga nos pênaltis sobre o Atlético Bucaramanga. Com a vaga garantida, eliminou o Godoy Cruz nas oitavas de final. Na sequência, venceu o Bolívar nas quartas e, no último desafio, superou o Independiente del Valle com um placar agregado de 4 a 2. No Campeonato Brasileiro, conquistou duas vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos jogos.
O Galo lidera alguns rankings importantes da competição, que demonstram o poder ofensivo da equipe. Afinal, chega à final como a equipe que mais marcou gols na competição, que mais criou grandes chances e também com mais finalizações na trave.
Comparação dos Elencos
Quando comparamos os valores de mercado dos elencos, o Atlético-MG leva larga vantagem sobre o adversário. Enquanto o time brasileiro soma um valor de cerca de 100 milhões de euros, a equipe argentina possui um elenco avaliado em torno de 30 milhões da mesma moeda. Para a partida mais importante do ano para o Galo, o técnico Sampaoli relacionou todo o grupo de jogadores do clube, incluindo os atletas lesionados. O volante Alan Franco estava com a seleção do Equador e virou dúvida na decisão após sentir um incômodo na perna direita durante amistoso.
Os atletas que já estavam no departamento médico e seguem como baixas para o duelo são: o zagueiro Lyanco, os pontas Júnior Santos e Cuello, além do atacante Caio Maia, todos se recuperando de cirurgias de suas respectivas lesões. Com isso, o Atlético-MG pode entrar em campo com a seguinte formação: Everson; Saravia, Júnior Alonso, Vitor Hugo; Scarpa, Alexsander, Igor Gomes, Bernard, Guilherme Arana; Dudu e Rony.
Destaques do Lanús
Camisa 10 do Lanús, Marcelino Moreno é o jogador de destaque da equipe e uma arma perigosa contra o time brasileiro. O meia estará à disposição do técnico para a partida. No entanto, o time argentino também conta com alguns desfalques para a partida, como Loaiza, Felipe Peña e Armando Méndez. Assim, o técnico Mauricio Pellegrino pode iniciar a partida com Losada; Perez, Izquierdoz, Canale, Marcich; Medina, Cardozo, Salvio; Marcelino Moreno, Carrera e Castillo.
Expectativas para a Final
Com muita coisa em jogo na final da Copa Sul-Americana, Atlético-MG e Lanús prometem fazer um jogo aguerrido. Com destaques em setores diferentes nas respectivas campanhas até a final do torneio continental, o Atlético demonstra um poder ofensivo mais agressivo, enquanto o Lanús tem uma defesa mais regular. Porém, colocando as estatísticas na balança, juntamente com a diferença nos valores de mercado das equipes, acredita-se em uma superioridade da equipe brasileira, que chega com o favoritismo para conquistar o título inédito.
Ao analisar o histórico dos confrontos entre os clubes, observamos mais uma vantagem para o Galo. Afinal, em quatro jogos do retrospecto, nunca perdeu para a equipe argentina. Portanto, o palpite para a partida entre Lanús e Atlético-MG é de vitória do Atlético-MG.

