Retorno de Erick Pulgar e Possíveis Alterações na Escalação do Flamengo
Com o retorno de Erick Pulgar aos gramados e apresentando um bom desempenho, alguns torcedores começam a imaginar uma formação do Flamengo que não possa contar com sua ausência. No entanto, a questão que surge é como conciliar a presença de Pulgar com a de Saúl e Jorginho. O mercado de transferências foi favorável durante a ausência de Pulgar, mas o técnico Filipe Luís pode estar inclinado a utilizar todos os jogadores em campo.
Coletiva de Imprensa e Planejamento do Técnico
O treinador do Flamengo é conhecido por não compartilhar muitos detalhes sobre seus planejamentos futuros, evitando assim fornecer informações que possam ser úteis para os adversários. Entretanto, na coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira, dia 15, após a partida entre Botafogo e Flamengo, que terminou em 3 a 0 para o time carioca, ele deixou escapar algumas informações relevantes.
Observando a movimentação dos torcedores nas redes sociais e percebendo que Pulgar provavelmente será um titular, o portal MundoBola Flamengo questionou Filipe Luís sobre a possibilidade de escalar os três atletas simultaneamente, considerando uma modificação na posição de Saúl, por exemplo.
Resposta do Treinador e Reconhecimento aos Jogadores
Filipe Luís, inicialmente, busca despistar a questão. Ele afirma que seu planejamento é feito jogo a jogo. “Um ano aqui, vocês já devem me conhecer bem: vai muito em função do momento do jogador, do plano de jogo que preparo sobre o adversário, do que penso que é melhor para a equipe. Terão momentos que vão jogar uns, vão jogar outros. Vão ter momentos que vão jogar todos eles juntos, dependendo do que o jogo pede. É assim que eu trabalho”, inicia.
O técnico ressalta que, além de Pulgar, deseja destacar o desempenho de Evertton Araújo, que, apesar das críticas, tem se mostrado um jogador comprometido e capaz de contribuir em situações desafiadoras. “Eu vejo o dia a dia dele. Vejo o que se doa para o clube, não só para a equipe. Entra sempre na fogueira, nos jogos mais difíceis, e dá conta do recado. Tem meu reconhecimento”, continua.
Por fim, Filipe Luís aborda a versatilidade de Saúl. “Temos seis volantes no elenco, incluindo o Saúl, que pode jogar em mais posições. E, no fim, precisamos de todos. É importante que estejam todos disponíveis”, conclui.
Possibilidades de Escalação e o Papel de Saúl
Com a declaração do treinador, Filipe Luís confirma uma possibilidade que já era imaginada: a alteração de posicionamento de Saúl para possibilitar a titularidade de Erick Pulgar. Essa mudança não precisa ser imediata, visto que Saúl é dúvida para a próxima partida contra o Palmeiras. Na partida contra o Botafogo, Pulgar entrou apenas no segundo tempo, substituindo Evertton Araújo, devido ao seu retorno de lesão.
Entretanto, a indicação de Filipe Luís sugere que, com os três jogadores em plena forma, a escolha pode ser pela utilização de todos no campo. Nesse contexto, Jorginho deve formar a dupla de volantes ao lado de Pulgar, enquanto Saúl pode abrir novas opções para a equipe.
Uma das principais alternativas seria jogar aberto pela direita, função que era desempenhada por Gerson antes de sua transferência para o Zenit. A contratação de Saúl visava, inclusive, essa possibilidade.
Contudo, na ausência de Pulgar, o espanhol demonstrou um ótimo desempenho como volante, e seu rendimento foi tão satisfatório que ele permaneceu nessa posição. Outras alternativas também existem, como a possibilidade de Saúl atuar na vaga de Arrascaeta, caso o uruguaio não possa participar de alguma partida. Nesse cenário, Saúl poderia avançar um pouco mais e contribuir com a armação da equipe.
Flexibilidade na Escalação do Flamengo
A declaração de Filipe Luís abre um leque de possibilidades, indicando que a dupla de volantes do Flamengo não precisa ser necessariamente formada por Saúl e Jorginho em todas as partidas. O que resta saber é se a ideia principal do treinador será manter Erick Pulgar como titular, ajustando a posição do espanhol para encaixar os três jogadores no time.
Histórico de Lesões de Erick Pulgar
Erick Pulgar voltou a atuar contra o Botafogo, após um afastamento de três meses. Seu último jogo havia ocorrido contra o Bayern de Munique, durante a Copa do Mundo de Clubes, em julho. Nessa partida, que terminou com a derrota do Flamengo por 4 a 2, Pulgar sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito, lesão semelhante à que afetou Neymar em 2018.
Na ocasião da Copa do Mundo de Clubes, Jorginho havia acabado de se juntar ao elenco, aumentando a concorrência, que se intensificou ainda mais com a chegada de Saúl logo em seguida. Em breve, Filipe Luís terá a oportunidade de contar com Pulgar e Saúl disponíveis ao mesmo tempo pela primeira vez.
+Acesse a Loja Oficial Flamengo da Adidas e aproveite os descontos!