Situação de Jorginho no Flamengo
Jorginho retornou recentemente aos treinos com os demais companheiros de equipe, mas ainda sente dores na coxa esquerda. Devido a essa condição, o volante apresenta grandes chances de não participar do confronto contra o Juventude, que ocorrerá neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O jornalista Renato Mauricio Prado expressou sua preocupação em relação à situação do jogador.
Preocupações com a Saúde de Jorginho
De acordo com Renato Mauricio Prado, a ausência de Jorginho para o jogo contra o Juventude não é o principal problema. O jornalista destaca que a situação se torna mais grave se as dores do meio-campista se tornarem crônicas. Essa perspectiva gera uma preocupação sobre o desempenho futuro do atleta.
"Qual o problema mais grave do Jorginho? Não é não jogar contra o Juventude. Jorginho não jogar contra o Juventude não é grave. O maior problema é como estará o Jorginho daqui para frente", analisou RMP.
Desgaste Físico e Alternativas para o Flamengo
RMP também comentou acerca da sequência de partidas que Jorginho vem enfrentando, refletindo sobre o desgaste físico do atleta. O comentarista sugere que a condição física do volante começou a apresentar sinais de desgaste. "Isso porque, depois de uma série espetacular de jogos, a musculatura do Jorginho começou a piar", afirmou.
Na última rodada do campeonato, Jorginho não esteve à disposição para o empate em 1 a 1 contra o Grêmio, realizado no Maracanã. Com a ausência do jogador, o técnico Filipe Luís está considerando alternativas para o meio-campo da equipe rubro-negra. Entre as opções disponíveis, estão De La Cruz, Allan e Evertton Araújo, que podem atuar ao lado de Saúl.
Comparação com Danilo e Alex Sandro
Em sua análise, RMP também fez uma comparação entre a situação de Jorginho e a de outros jogadores do Flamengo, como Danilo e Alex Sandro. Ele aponta que esses atletas, sendo mais experientes, têm enfrentado problemas físicos que dificultam a sua participação em várias partidas consecutivas. O comentarista observa que ambos não conseguem manter um desempenho regular em sequência de jogos, e expressa a esperança de que Jorginho não enfrente a mesma situação.
"A gente tem dois casos muito piores, mas que são da mesma alçada. Que são o Danilo e o Alex Sandro. Dois jogadores de extrema categoria, da mesma idade, 33 anos, mas que a gente sabe já de antemão que não dá para contar com eles quatro, cinco jogos seguidos. Às vezes três jogos já é o bastante para o cara aparecer com dor muscular, ou até ter, de fato, uma distensão. Deus queira que não seja esse o caso do Jorginho", avaliou RMP.
Lesões de Alex Sandro e Danilo
Recentemente, durante a goleada do Flamengo por 8 a 0 contra o Vitória, Alex Sandro sofreu uma lesão na panturrilha esquerda. O clube informou que o jogador já está realizando atividades em campo, mas continua sob acompanhamento do departamento de fisioterapia. Essa nova fase de recuperação teve início na última quarta-feira (10), e a presença de Alex Sandro no jogo contra o Juventude ainda não está confirmada.
Por outro lado, Danilo foi confirmado como titular na defesa do Flamengo, substituindo Léo Ortiz, que está suspenso para o próximo duelo. O defensor intensificou seus treinos, inclusive nos dias de folga, demonstrando dedicação ao retorno. Após uma lesão na coxa direita que ocorreu durante um jogo contra o Fluminense, em julho, Danilo agora precisa mostrar seu valor em campo.
Impacto da Ausência de Jorginho
Na avaliação de Renato Mauricio Prado, a pior hipótese seria a ausência de Jorginho, que ele considera um desastre para o Flamengo. O jornalista elogia o jogador, ressaltando que sua contratação foi a melhor da janela de transferências. Ele vai além e afirma que Jorginho se destaca não apenas entre os reforços do Flamengo, mas também em comparação com jogadores de outras equipes do Campeonato Brasileiro.
"Seria uma coisa desastrosa para o Flamengo, de repente, ter que começar a conviver com ausências do Jorginho. Porque o Jorginho é, vamos falar com todas as letras, disparado, a melhor contratação da janela. Da janela inteira, do Brasil inteiro. Ninguém contratou um jogador tão bom quanto o Jorginho", comentou.
Desde sua chegada ao Flamengo, Jorginho participou de 15 partidas, tendo marcado um gol e contribuído com duas assistências.