Matías Viña se apresenta ao River Plate
Neste domingo, dia 4, Matías Viña se apresentou ao River Plate para iniciar a pré-temporada do clube argentino. O lateral-esquerdo foi emprestado pelo Flamengo ao time de Buenos Aires por um período de um ano, com uma cláusula de obrigação de compra vinculada ao desempenho do jogador uruguaio.
Chegada e expectativa
Em um vídeo divulgado pelo jornalista Juan Patricio Balbi, da "ESPN", foi possível ver o atleta chegando à concentração da equipe, localizada na cidade de San Martín de Los Andes. Nos próximos dias, é esperado que o jogador seja anunciado oficialmente como novo reforço dos "millonarios".
Matías Viña ya está en San Martín de Los Andes. Tercer refuerzo de River. Mañana se suma a la pretemporada. pic.twitter.com/2wG6C389ZL
— Juan Patricio Balbi (@juanbalbi9) January 5, 2026
Cláusula de compra do River Plate
A obrigação de compra do River Plate em relação a Matías Viña é condicionada ao número de partidas que o jogador atuará na temporada. Caso Viña participe de 50% dos jogos do clube argentino, o River Plate será obrigado a adquirir 100% dos direitos econômicos do atleta pelo valor de 5 milhões de dólares, o que equivale a cerca de R$ 27,1 milhões, considerando a cotação atual.
Além disso, é importante destacar que o River Plate realizará um pagamento imediato de aproximadamente 500 mil dólares, o que corresponde a R$ 2,7 milhões, ao Flamengo pelo empréstimo do jogador.
Motivo do empréstimo
O principal motivo que levou o Flamengo a emprestar Matías Viña ao River Plate foi o fato de o jogador não estar nos planos do técnico Filipe Luís. Para o treinador, os jogadores Alex Sandro e Ayrton Lucas estão em uma posição mais favorável em relação ao atleta uruguaio. Na reta final da última temporada, Viña ficou fora da lista de relacionados em diversas ocasiões.
Histórico de lesões
Vale lembrar que o lateral-esquerdo sofreu uma grave lesão no joelho direito em agosto de 2024. Durante uma partida contra o Palmeiras, o defensor rompeu o ligamento cruzado anterior, o que acabou afetando o menisco. Além disso, o jogador também fraturou a tíbia.
Consequentemente, a trajetória de Viña no Flamengo foi prejudicada pela gravidade de sua lesão. Contratado em 2024, o jogador uruguaio teve um início positivo na equipe, sendo considerado titular na lateral esquerda. No entanto, após a grave lesão, ele retornou aos campos apenas em junho de 2025, mas não conseguiu se firmar na equipe sob o comando de Filipe Luís.
Desempenho no Flamengo
Na última temporada, o defensor participou de apenas dez partidas pelo Flamengo, totalizando 343 minutos em campo. Ao longo de sua passagem pelo clube, Viña disputou um total de 32 jogos, nos quais marcou um gol e forneceu duas assistências.
No River Plate, o lateral-esquerdo busca recuperar seu espaço e dar a volta por cima, além de se credenciar para representar a seleção uruguaia na Copa do Mundo.
+Acesse a Loja Oficial Flamengo da Adidas e aproveite os descontos!
Expectativas futuras
O empréstimo de Matías Viña ao River Plate é visto como uma oportunidade para o jogador se reerguer após um período conturbado devido a lesões. Com a nova chance na equipe argentina, ele espera não apenas recuperar seu ritmo de jogo, mas também solidificar sua posição como um dos principais nomes da lateral esquerda, tanto no River quanto na seleção uruguaia.